Diplomata Brasileiro Classifica de “Ganha-ganha” Acordo por Gás de Vaca Muerta
Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Autoridades, analistas e representantes de empresas do Brasil e da Argentina se reuniram na última semana em Buenos Aires para tentar fechar um acordo que prevê o fornecimento de gás de Vaca Muerta, estratégico para os dois países. Realizado pela Cambras (Câmara de Comércio, Indústria e Serviços Argentino-Brasileira), o encontro discutiu como resolver pendências para tentar colocar em prática as exportações do gás natural.
No encontro, o diplomata Julio Bitelli, embaixador do Brasil no país vizinho, disse que, apesar das diferenças políticas entre os presidentes Javier Milei e Luiz Inácio Lula da Silva, ambos estão trabalhando em conjunto em áreas estratégicas e de interesse mútuo. “A Argentina é um país que passa por transformações estruturais muito importantes, que geram muitas oportunidades, embora os investidores brasileiros ainda estejam cautelosos, aguardando decisões sobre o panorama geral. O relacionamento com a Argentina é muito mais importante para o Brasil do que quaisquer potenciais divergências que possam existir entre governos”, disse.
Cravado na Patagônia argentina, o Vaca Muerta é uma enorme formação geológica contendo o que é tido como uma das maiores reservas não convencionais de gás e petróleo do mundo. Para a Argentina, é uma fonte de dólares para movimentar a economia. Já para o Brasil, é uma alternativa de abastecimento para tentar reindustrializar o país.
Ainda no encontro da Cambras, o ex-secretário de Comércio Exterior do Brasil, Welber Barral, disse que algumas empresas brasileiras já estão buscando produzir na Argentina para exportar para os Estados Unidos, tendo em vista o tarifaço de 50% que Donald Trump impôs ao Brasil.
Outro ponto debatido foi o da necessidade de criação de regras claras, preços justos e a eliminação de barreiras à entrada de novos investidores, além de integração de um marco regulatório. Isso, na visão de Mauricio Abi-Chahin, coordenador-geral de Política Setorial do Ministério de Minas e Energia do Brasil, viria a proporcionar um ambiente mais tranquilo para compradores brasileiros e investidores argentinos.
O marco regulatório teria como ponto de partida a assinatura de um Memorando de Entendimento para inclusão de um grupo de trabalho que envolvesse outros países, tais como Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai, com a finalidade de estudar as melhores rotas de gás.
Condições
Para que a Argentina venda mais gás ao Brasil, a empresa TotalEnergies apontou no encontro a necessidade de reduzir custos e atingir um preço de US$ 7 (R$ 38) por MBTU (unidade de medida do gás). E isso, segundo Soledad Lysak, diretora-geral da empresa, demandaria a colaboração de todos.
Já a Excelerate Energy enxerga no Brasil um grande comprador de Gás Natural Liquefeito (GNL), especialmente em períodos de seca, quando a demanda aumenta bastante, segundo Gabriela Aguilar, gerente geral da Excelerate Energy.
O sucesso do gás argentino no Brasil depende de alguns fatores, segundo declarações de representantes das empresas Transportadora de Gas del Norte e IBP Brasil. Entre eles estão preços competitivos, contratos sólidos e garantia de fornecimento, principalmente para o setor de energia elétrica, que não pode ter interrupções.
“O gás canalizado alcança preços mais baixos, mas exige compromissos de longo prazo: contratos de 15 ou 20 anos que justifiquem a infraestrutura. A Argentina ainda precisa de infraestrutura de gás para abastecer Rosário, Córdoba, Santa Fé, Tucumán e Salta. Projetá-la para o mercado regional pode economizar entre 20% e 30% dos custos “, disse Pablo Erias, gerente comercial da Transportadora de Gas del Norte.
Entenda o que é o Vaca Muerta e o acordo
Localizada na província de Neuquén, na Argentina, o Vaca Muerta é tido como a segunda maior reserva de gás de xisto do mundo. Ela foi descoberta em 1931, porém, a sua exploração só teve início 50 anos depois, por volta de 1980.
A técnica de extração é a não convencional, denominada assim por usar o fraturamento hidráulico (fracking) que libera o gás e o óleo presos nas rochas. Em novembro do ano passado, o governo brasileiro assinou um acordo para viabilizar a exportação do gás natural argentino para o Brasil.
O Brasil projeta no acordo a possibilidade de depender menos do gás boliviano, cuja produção vem caindo. Com isso, espera reindustrializar o país e turbinar setores como o de fertilizantes, vidro, cerâmica e petroquímico. Para a Argentina, ter o vizinho como cliente seria o caminho para incrementar significativamente o caixa do país e gerar autossuficiência energética.
A meta do governo brasileiro, anunciada no final do ano passado, era ambiciosa. Ela previa a movimentação de 2 milhões de metros cúbicos por dia a curto prazo, podendo chegar, até 2030, a 30 milhões de metros cúbicos. Entretanto, somente em abril foi realizada a primeira importação, de 500 mil metros cúbicos por meio do gasoduto da Bolívia.
O acordo prevê estudos para que o gás também possa usar rotas pelo Paraguai, Uruguai e Rio Grande do Sul.
O post Diplomata Brasileiro Classifica de “Ganha-ganha” Acordo por Gás de Vaca Muerta apareceu primeiro em Forbes Brasil.
#Diplomata #Brasileiro #Classifica #Ganhaganha #Acordo #por #Gás #Vaca #Muerta
Observação da postagem
Nosso site faz a postagem de parte do artigo original retirado do feed de notícias do site forbe Brasil
O feed de notícias da Forbes Brasil apresenta as últimas atualizações sobre finanças, investimentos e tendências econômicas. Com análises detalhadas e insights de especialistas, a plataforma aborda tópicos relevantes como mercado de ações, criptomoedas, e inovação em negócios. Além disso, destaca histórias de empreendedores e empresas que estão moldando o futuro da economia. A Forbes também oferece dicas sobre gestão financeira e estratégias para aumentar a riqueza pessoal. Com um enfoque em informações precisas e relevantes, o site se torna uma fonte confiável para quem busca se manter atualizado no mundo financeiro.
Palavras chaves
Diplomata Brasileiro Classifica de “Ganha-ganha” Acordo por Gás de Vaca Muerta
Notícias de finanças
Mercado financeiro hoje
Análise de mercado de ações
Investimentos em 2024
Previsão econômica 2024
Tendências do mercado de ações
Notícias sobre economia global
Como investir na bolsa de valores
Últimas notícias financeiras
Mercado de ações ao vivo
Notícias de economia mundial
Análise de investimentos
Dicas para investir em ações
Previsão de crescimento econômico
Como começar a investir
Análises financeiras atualizadas
Mercado de criptomoedas hoje
Previsão de recessão econômica
Finanças pessoais e investimentos
Notícias sobre bancos e finanças